Sob a Ótica Espírita: encontros aos sábados às 22 horas (horário de Brasília), na sala do PALTALK.
 

Início

Estudos

Textos

 Oratório

Paltalk

Quem Somos

Links

RSS?

Informativo

Que este recado te encontre em paz e harmonia.

Gostaríamos de comunicar que a partir de 06-07-08 todas as atualizações deste site poderão ser encontradas em nosso endereço:

http://sobaoticaespirita.com

Local aonde se encontra disponível, na íntegra, nossa campanha

DOAR DE SI; UM GESTO DE CARIDADE.

Ficaremos felizes com tua visita.

Seja a paz do Mestre com todos.

Grupo de Estudos

06-07-08

 Depressão, suicídio - parte I

PRECE INICIAL: Senhor Jesus Cristo,  pedimos-lhe permissão para dar por iniciado o estudo do Evangelho de Luz de hoje, que tem por objetivo, nos trazer a luz do entendimento das Tuas palavras. Que possamos Senhor, apreender toda palavra de luz e com ela dentro de nós, possamos acolher aos irmãos do calvário que são muitos e tão poucos os que te servem nesta grande seara da vida... E Te pedimos também Senhor, que não nos deixe cair no egoísmo e no orgulho de reter dentro de nós todo aprendizado e não o utilizarmos para propagar Tua Luz.  Assim Seja! 

Caros companheiros, excelente início de noite a todos!!  O tema de hoje: Depressão, suicídio, Benevolência Divina - a chegada de Jesus!

A identificação da depressão por um médico:

Para afirmarmos que o paciente está deprimido temos que afirmar que ele sente-se triste a maior parte do dia quase todos os dias, não tem tanto prazer ou interesse pelas atividades que apreciava, não consegue ficar parado e pelo contrário movimenta-se mais lentamente que o habitual. Passa a ter sentimentos inapropriados de desesperança desprezando-se como pessoa e até mesmo se culpando pela doença ou pelo problema dos outros, sentindo-se um peso morto na família. Com isso, apesar de ser uma doença potencialmente fatal, surgem pensamentos de suicídio. Esse quadro deve durar pelo menos duas semanas para que possamos dizer que o paciente está deprimido.

A depressão pode ser conceituada como uma alteração do estado de humor, uma tristeza intensa, um abatimento profundo, com desinteresse pelas coisas. Tudo perde a graça, o mundo fica cinza, viver torna-se tarefa difícil, pesada, com idéias fixas e pessimistas.

Poderíamos considerá-la como uma emoção estragada. As emoções naturais devem ser passageiras, circularem normalmente, sem desequilibrar o ser. A tristeza por exemplo, é uma emoção natural, que nos leva a entrar em contato conosco, à introspecção e à reflexão sobre nossas atitudes. Agora, uma vez estagnada, prolongada, acompanhada de sentimento de culpa, nos leva a depressão.

André Luiz cita nas suas obras que os estados da mente são projetados sobre o corpo através dos bióforos que são unidades de força psicossomáticas, que se localizam nas mitocôndrias. A mente transmite seus estados felizes ou infelizes a todas as células do nosso organismo, através dos bióforos. Ela funciona ora como um sol irradiando calor e luz, equilibrando e harmonizando todas as células do nosso organismo, e ora como tempestades, gerando raios e faíscas destruidoras que desequilibram o ser. (Missionários da luz)

Segundo Emmanuel, a depressão interfere na mitose (divisão) celular, contribuindo para o aparecimento do câncer e de outras doenças imunológicas, sobretudo a deficiência imunitária facilitando às infecções. Na depressão existe uma perda de energia vital no organismo, num processo de desvitalização.

O indivíduo perde energia por dois mecanismos principais:

1º) Perde sintonia com a Fonte Divina de Energia Vital: o indivíduo não se armando como deve, com sentimento de auto-estima em baixa, afasta de si mesmo, da sua natureza divina, elo de ligação com a fonte inesgotável do Amor Divino. Além do mais, o indivíduo ao se fechar em seus problemas e suas mágoas, cria um ambiente vibracional negativo, que dificulta o acesso da espiritualidade Maior em seu benefício.

2º) Gasto Energético Improdutivo: o indivíduo ao invés de utilizar o seu potencial energético para desenvolver potencialidades evolutivas, vivendo intensamente as experiências e os desafios que a vida lhe apresenta, desperdiça energia nos sentimentos de auto-compaixão, tristeza e lamentações. Sofre e não evolui.

As principais causas, podem ser resumidas em culpa e tristeza que procria o remorso. Quando por algum motivo infringimos a lei natural, ao tomarmos consciência do erro cometido, temos dois caminhos a seguir:

1 - ERRO  >  CONSCIÊNCIA  >  ARREPENDIMENTO  >  TRISTEZA   >  REPARAÇÃO

2 - ERRO  >  CONSCIÊNCIA   >  CULPA-REMORSO(IDÉIA FIXA)    >   DEPRESSÃO

O primeiro caminho é meio natural de nosso aperfeiçoamento. Uma vez tomando consciência de nossas imperfeições e erros cometidos, empreendemos o processo de regeneração através de lições reparadoras.

De outra maneira, se ao invés de nos motivarmos a nos recuperarmos, nós nos abatermos, com sentimento de desvalia, de auto-punição, e permanecermos atrelados ao passado de erros, com idéias fixas e auto-obsessivas, nós estaremos caminhando para o estado de depressão, que é improdutivo no sentido de nossa evolução.

Não poderíamos deixar de citar esta passagem do Evangelho Segundo o Espiritismo:

François de Geneve  relata que uma das causas da tristeza que se apodera de nossos corações fazendo com que achemos a vida amarga é quando o Espírito aspira a liberdade e a felicidade da vida espiritual, mas, vendo-se preso ao corpo, se frustra, cai no desencorajamento e transmite para o corpo apatia e abatimento, se sentindo infeliz.

Para François Geneve então, a causa inicial é esta ânsia frustrada de felicidade, liberdade almejada pelo espírito encarnado, acrescido das atribulações da vida com suas dificuldades de relacionamento interpessoal, intensificada pelas influências negativas de espíritos encarnados e desencarnados.

Alcides-SP : Corroborando François Geneve...há uma corrente psicológica que já aceita,somos um queremos ser outro, mas nos esquecemos que fomos outro! Enfim, somos 3 entidades buscando ser uma....Por isso, o conhecimento evolutivo proporcionado pelo Espiritismo é "libertador"....nos situa nesta "luta interior" semelhante ao conselho do Oráculo dado ao filósofo...."conhece-te a ti mesmo". Conforme Kardec, o Espiritismo é um poderoso preventivo as doenças psíquicas!  

Expositor@: Bem pontual sua colocação, Alcides,  obrigada!! 

Outro fator que está determinando esta incidência alarmante de depressão nos nossos dias é o isolamento, a insegurança e o medo que estão acometendo as pessoas na sociedade contemporânea.

Absorvido pelos valores imperantes como o consumismo, a busca do prazer imediato, a competitividade, a necessidade de não perder, de ser o melhor, de não falhar, o homem está de afastando de si e de sua natureza. Neste ponto, temos o CVV que compartilha das mesmas idéias, quando refere-se ao porquê das pessoas pensarem em suicídio.

Adota então uma máscara(persona), que utiliza para representar um "papel" na sociedade. E, nesta vivência neurotizante, ele deixa de desenvolver sua potencialidades, não se abre, nem expõe suas emoções, pois estas demonstram que de fato ele é. Enclausurado, fechado nesta carapaça de orgulho e egoísmo, ele se isola e se sente sozinho. Solidão, não no sentido de estar só, mas de se sentir só. Mais do que se sentir só é a insatisfação da pessoa com a vida e consigo mesma.  Estar em meio a uma centena de pessoas e, ainda assim, sentir-se só....aliás... a solidão... esta em todos os pontos do nosso planeta

solange: e é um fator propulsor da depressão

Expositor@:exato....estamos em meio a muitas pessoas, mas carregamos a solidão dentro de nós..... 

solange: enquanto o homem n se ocupar do seu irmão..... isso continuará  ...aqui mesmo nessa sala vemos muitos irmãos se queixando da solidão ... e usam a forma virtual como válvula de escape

Expositor@: A solidão é conseqüência de sua insegurança, de sua imaturidade psicológica. Nos primeiros anos de vida, a criança enquanto frágil e insegura, é natural que tenha necessidade de que as pessoas vivam em função delas, dando-lhes atenção e proteção. É a fase do egocentrismo, predominantemente receptiva. Com o seu amadurecimento, começa a criar uma boa imagem de si, tornando-se mais seguro, e a partir de então, passa a se doar, a se envolver e a participar mais do a mundo.

Aprendiz\CJ :Um Aprendiz nada sabe e para aprender sempre pergunta "A DEPRESSÃO não pode ter com CAUSA o trabalho de Espíritos obsessões???" 

Expositor@:A obsessão não causa a depressão, segundo consta, ela aproxima-se após a depressão já ter se iniciado....adiante temos uma referência à obsessão...

Maresia: atraímos nosso afins, se estou triste atraio entidades tristes 

Expositor@: O que acontece é que certas pessoas, por algum motivo, têm dificuldades neste processo de amadurecimento afetivo, mantendo-se essencialmente receptivas e não participativas, exigindo carinho, respeito e atenção, sem se preocuparem da mesma forma com os outros. Fazem-se de vítimas, pobre coitados, sem as responsabilizarem por si.

Conseguem o seu equilíbrio às custas das conquistas exteriores. A primeira frustração que se deparam, não toleram, pois expõe suas fraquezas e isto motiva um quadro de depressão.

Um indivíduo quando perde a capacidade de se amar, quando a auto-estima está debilitada, passa a ter dificuldade de amar o semelhante, pois o sentimento de amor, de generosidade para com o próximo, é um sentir de dentro para fora. Este sentimento de amor ao próximo, nada mais é do que uma extensão do nosso amor, da nossa Sintonia com o Deus interior que nós temos em nós.

Aprendiz\CJ : E, a aproximação dos Espíritos obsessores, só tem êxito se a pessoa deixar que por sintonia estes se aproximem????? 

Expositor@:A obsessão, segundo vemos, trata-se da sintonia existente entre as duas criaturas, normalmente de encarnados com desencarnados......esta sintonia é uma das portas para a entrada da obsessão..... 

COLABORADOR:  Exercer o egoísmo inadequadamente, enaltecer o próprio eu sem barreiras, projetando-se como o maior dos seres da criação; vangloriar-se e ser idolatrado como a máxima realização da Divindade, para depois competir com o próprio Criador; submeter os semelhantes aos seus próprios interesses e fazer da existência motivação única para a sua felicidade; eis a doentia utopia que move o espírito rebelde nos patamares evoluídos da vida, o egoístico sonho de toda criatura, ainda distanciada da realidade da Lei Divina.  

COLABORADOR: Doença básica, identificada na raiz de todas as dores e dramas humanos em todos os tempos do passado e do presente. Eis porque impor limites ao egoísmo e estabelecer o amor ao semelhante são os pilares sagrados do ensinamento evangélico. Em nosso plano de estudo, tal inadequada expansão da força mental é denominada HIPEREGOTISMO, ou seja, o exagerado crescimento do ego. No exercício do hiperegotismo o ser utiliza atitudes e empreende hábitos que em seu conjunto são chamados HIPERPSIQUIA, caracterizada por grande determinação, exagerada autoconfiança, exaltada busca de prazeres e desmedida presunção, expressando-se a ARROGÂNCIA em toda sua pujança. 

COLABORADOR: Como se pode entrever, o HIPEREGOTISMO é doença que nos acompanha há tempos na jornada da vida, tendo-se incorporado como um hábito em nossa personalidade. Reflexo herdado da vida animal que nos entreteve por longo período, o exercício pleno do egoísmo ainda nos abasta o eu de falazes alegrias.......... 

COLABORADOR: Os males do HIPEREGOTISMO não se restringem à imposição de dores ao outro, mas é capaz de trazer graves prejuízos para o seu protagonista que, acreditando amealhar vantagens em suas vãs vitórias, na verdade colhe prejuízos para si mesmo.......... 

COLABORADOR:  Depois que vimos a fisiopatologia da autodestruição, podemos compreender agora que a depressão, a pscólise e a ovoidização são fenômenos desencadeados pelo próprio ser e se baseiam no dinamismo mórbido da arrogância, a supervalorização doentia do eu que deseja ser mais do que é, ir além de seus limites, crescer e projetar-se acima do outro terminando no oposto de suas errôneas intenções. 

EXPOSITOR: HIPEREGOTISMO - aumento desmensurado do próprio ego...... 

COLABORADOR: Toda felicidade roubada do bem-estar alheio, que deprime e menoscaba o próximo a quem deveríamos aprender a exaltar, é-nos devolvida na mesma medida da desvalorização imposta, sendo a motivação maior para a nossa própria desdita, causa primária dos transtornos depressivos............ 

COLABORADOR: Várias conseqüências da ARROGÂNCIA podem ser reconhecidas na psicopatologia humana. A perda da auto-estima advém sempre, como reação, da excessiva valorização de si mesmo. A insegurança e a timidez, de doentia autoconfiança. A carência é fruto da ambição desmedida. O pesar, da alegria roubada de outrem. Toda angústia é a reverberação de um sentimento de maldade. A coerção vem da rebeldia irrestrita. O martírio da culpa se origina do ato inconseqüente.

COLABORADOR: O esgotamento, do abuso das forças. E, portanto, o que faz demisso o homem é sua própria soberba. Estejamos certos, não há sofrimentos injustificáveis na Lei Divina e ninguém padece melancolias sem antes tê-las semeado nos corações alheios. 

COLABORADOR: Eis delineadas, em rápidas considerações, a real causa da depressão humana e suas graves conseqüências.Eis, enfim, porque o Mestre nos asseverou com clareza que “todo aquele que se exaltar será humilhado”. 

COLABORADOR: Texto extraído do livro, Ícaro Redimido (sobre Alberto Santos Dumont - as razões de seu suicídio) Autor espiritual ADAMASTOR – médium GILSON FREIRE. 

Bernadete*RJ : acho q um dos epicentros de todas essas questões talvez esteja nisto = um "indivíduo quando perde a capacidade de se amar, quando a auto-estima está debilitada, passa a ter dificuldade de amar o semelhante"....

Expositor@:  Obrigada pela colocação, Marcus....ela nos faz refletir sobre o orgulho. Bem colocado, Bernadete!!

Alcides-SP : Percebe-se pelo exposto pela irmã Fiorella, e pelo que podemos auferir nos estudos de vários especialistas no assunto, que a Depressão é um "mal" cuja etiologia principal é o próprio indivíduo....Não se origina, a priori, de processos obsessivos ou fato parecido.Portanto a grande responsabilidade dos atendentes nas casas espíritas em conhecer o problema, sua etiologia e os tratamentos cabíveis. O Espiritismo é um poderoso coadjuvante e preventivo, mas não podemos descuidar dos processos onde já se haja instalado processos neurológicos de maior gravidade..... 

...... :  Certamente. Se não nos amamos como seremos capazes de amar o p nosso próximo?

camomila : bem lembrado Alcides 

SIMPLES :não poderia perder um momento de reflexão destes,tão sabiamente e amorosamente trabalhado por dona Fiorella.

Alcides-SP : Na experiência cotidiana já vi diversos irmãos "diagnosticar" depressão e recomendar passes ou estudos sem critério ou conhecimento suficiente....até mesmo casos de "espíritos acompanhantes"....sugerindo obsessões.  

Madame Min: Exato! 

Expositor@: Exatamente! E, colocando um aparte, devemos nos recordar que a depressão não se cura apenas com 'boa-vontade'.  

Alcides-SP : Bom senso! Sempre!

Bernadete*RJ : recolocado de outra forma = se não acessamos o AMOR....

solange : as estatísticas apontam milhões de depressivos em todo o mundo. Em principio, pessoas de todos e quaisquer condições, podem CONTRAIR A DEPRESSÃO 

Expositor@: Sabemos que a depressão é uma doença, tendo causas neurológicas. A boa vontade, o domínio de si e o trabalho amoroso, são lenitivos de muita força, mas não os únicos a colaborarem com a cura da situação. 

A pessoa que tem dificuldade nesta composição de amar a si e, por conseqüência, amar o próximo, deixa de receber o amor e a simpatia do outro, e não consegue entrar em sintonia com a fonte sublime inesgotável do Amor Divino. Nós limitamos aquilo que recebemos de Deus, na medida do quanto doamos ao próximo. Quem ama muito, muito recebe. Quem pouco ama, pouco recebe. Esse afastamento de si, e por conseguinte de Deus, gera a tristeza, o vazio, a depressão e a doença.

A depressão é um sintoma que nos diz que não estamos nos amando como deveríamos.

Aprendiz\CJ : Não seria a DEPRESSÃO o resultado do estágio atual de nossas vidas onde "TER" é muito mais importante do que "SER"????? 

Expositor@:: com certeza...

Alcides-SP : SÓ UMA INFORMAÇÃO PARA ILUSTRAR......"O BRASIL É CAMPEÃO NA VENDA DE ANTIDEPRESSIVOS" (SOC,.BRAS.PSIQU.) 

solange: depressão é um estado de espírito de melancolia, tristeza ou desespero, ou ainda... o ser q  é tímido, sente dificuldade nos relacionamentos..... dai a solidão.

Bernadete*RJ : penso que seja mais de "melancolia".... 

Expositor@: O caminho para sairmos dela é preencher este vazio com a recuperação da auto-estima e do amor em todos os sentidos. Primeiro, procurando nos conhecer e nos analisar, com o intuito de nos descobrirmos, sem nos julgarmos, sem nos punirmos ou nos culparmos.

E depois, nos aceitarmos como somos, com todas as nossas limitações, mas sabendo que temos toda potencialidade divina dentro de nós, esperando para desabrochar como sementes de luz. Isto nada mais é do que desenvolver a fé em si e no criador, sentimento este que transforma e que nos liga diretamente a Deus.

Uma pessoa consciente de sua riqueza interior passa a ter segurança e fé nas suas potencialidades infinitas, começando a gostar e acreditar em si, amando-se e a partir de então, sentindo necessidade de expandir este sentimento a tudo e todos. Começa assim a se despertar para os verdadeiros valores da vida espiritual, se transformando numa pessoa feliz e sorridente, pois onde existe seriedade, há algo de errado; a seriedade está ligada ao ser doente. Sorria e seja feliz amando e servindo sempre.

A terapia contra a depressão se baseia no amar e no servir, se envolvendo em trabalhos úteis e no serviço do bem. Seja no trabalho profissional, no trabalho do lazer, ou no trabalho de servir ao próximo, o indivíduo se ocupa, exercita o amor, e deixa de se envolver com as lamentações, pois a infelicidade faz seu ninho no escuro dos sentimentos de cada um. Dificilmente conheceremos um deprimido, entre aqueles que trabalham a serviço do bem.

Aprendiz\CJ : Será que nesta fase de nossas vidas existe realmente AMOR AO PRÓXIMO ou isto é uma utopia???? 

Expositor@: faz parte do que estou inserindo neste momento....amar a si e ao próximo.... 

Ser acima de tudo generosos, que é a caridade com afeto. As pessoas estão com fome de amor, de calor humano, um ombro amigo, um abraço, um aconchego e uma palavra de carinho.

A chegada de Jesus, um ato de Benevolência de nosso Pai, mostra-nos muitas formas de amor, dentre elas:

Temos que ressuscitar e liberar a criança que está esquecida dentro de nós. Para resgatarmos esta criança que adormece em nós, é necessário que vejamos o mundo de forma positiva e otimista. A nossa criança interior, geralmente se encontra retraída e oprimida, porque a vida nos apresenta de forma desagradável; ainda não vivemos de forma natural, espontânea e isto gera ansiedade e sofrimento. Como a criança é movida pelo prazer, ela se recolhe e não se manifesta.

A criança não se julga, não se pune. Ela apenas vive o hoje, o agora, integrada perfeitamente a Deus e à natureza. "Deixai vir a mim as criancinhas porque o reino dos céus é de quem vos assemelham" - com estas palavras quis Jesus dizer que teremos que ser puros, autênticos, integrados com a nossa natureza divina, sem fugas ou máscaras, para alcançarmos a nossa evolução espiritual.

Aprendiz\CJ : Sim quanto o AMOR a nós mesmo acho que existe. Mas quanto ao AMOR ao PRÓXIMO tenho a impressão que estamos muito longe disto .

Bernadete*RJ : se não há Amor pelo próximo, tb não poderá haver por si próprio... talvez, mais um grande mistério que teremos pra solucionar enqto vivermos por aqui....

Fernando: Mas não temos de amar primeiro a nós mesmo, para depois poder amar o próximo?

Alcides-SP :  Isso...ninguém dá o que não tem....

solange: ninguém pode dar o que n possui....

Bernadete*RJ : rsrsrs... será tão simples assim ???... rsrsrs 

Alcides-SP :  Simples não é....rs Possível! rs 

Bernadete*RJ :  verdade !!!! é certamente possível !!!!!!!

Alcides-SP : Somos "perfectíveis"....rs Isso me anima! 

Bernadete*RJ :tem razão, é de fato enormemente animador!rs 

Expositor@:Tudo varia conforme a ótica com a qual observamos.....

Ter atitudes simples, como lidar com animais, brincar com crianças, atividades criativas como a pintura, tocar um instrumento, fazer pequenas tarefas domésticas, cozinhar, manter uma conversa amena, contar um caso, ver um bom filme, escutar uma música, cantar, sorrir, ouvir com atenção, olhar com ternura, tocar as pessoas, abraçar, fazer um elogio sincero, curtir a natureza, admirar o por do sol, etc. Estas são tarefas que muito lhe ajudará a reencontrar o equilíbrio e a harmonia interior.

Manter sempre o bom humor. Aquele que tem no ideal de servir uma meta de vida, será sempre uma pessoa feliz. Na vida o que mais importa é o amor e o bem querer das pessoas, viver suas emoções; não se deixar afetar por coisas pequenas. Muitas vezes nos deixamos abater por problemas, que se olharmos com olhos de Espíritos Eternos em passagem pela Terra, não valorizaríamos.

Procurar praticar atividades físicas regulares, como a caminhada, um esporte, um lazer. A mente parada começa a criar pensamentos negativos, que se assemelham a lixos amontoados dentro de casa. Com estas atividades, você estará desviando sua mente destes pensamentos deletérios.

Tornar-se empreendedor, dinâmico, criando idéias novas e construtivas em benefício do semelhante, com motivação para implementá-las, junto ao grupo ou a comunidade que pertence. Não fique estagnado esperando que a coisas aconteçam em seu favor. Aja em favor do próximo e não se surpreenda se você for o mais beneficiado. Mais recebe aquele que dá.

A oração é um recurso indispensável no processo de recuperação. Através dela estabelecemos sintonia com a Espiritualidade Maior, facilitando o caminho para que nos inspirem e revigorem nossas energias.

Não nascemos para sofrer. A vontade de Deus é a nossa alegria e a nossa felicidade. Se sofrermos é por nossa causa. Os nossos problemas e nossas dificuldades devem ser interpretadas como instrumentos para nossa evolução.

SIMPLES: CREIO QUE A COISA DEVA SER MAIS SIMPLES QUE ISSO TUDO. CREIO QUE NÓS SERES HUMANOS PROCURAMOS , MUITAS COISAS PARA EXPLICAR UMA , QUANDO DEVERIA SER AO CONTRÁRIO. DEVERÍAMOS PROCURAR UMA COISA PARA EXPLICAR MUITAS. 

Expositor@:Tudo é tão simples....mas complicamos e, nestas complicações, rebuscamos respostas que, originalmente, seriam tão simples....

Puxa, lembrem-se com carinho desta parte:

O que importa é sabermos que os problemas , que deparamos na vida só surgem quando já temos condições de solucioná-los. Como disse o Mestre Jesus: " O Pai não coloca fardos pesados em ombros fracos". Deste modo, ficamos mais fortes ao saber que temos todas as condições interiores, para enfrentar as dificuldades que a vida nos apresenta. E que ....

Ter consciência, que acima de tudo, tem um Deus maior a zelar por nós e que nunca nos abandona. Confiar em Jesus e seguir seu exemplo de vida: "Eu sou o Bom Pastor; tende bom ânimo; não se turbe o vosso coração; vinde a mim vós que andais afatigados, cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei".

Aprendiz\CJ : Será que minha visão ótica a respeito da vida está completamente equivocada??? Eu nunca testemunhei nada que me convencesse que existe AMOR AO PRÓXIMO ENTRE OS HUMANOS

solange: n sei onde vc vive...mas eu tenho mais oportunidade de ver e sentir o amor do próximo....

SIMPLES: EXATAMENTE, JESUS QUANDO NA TERRA CAMINHOU, ENSINOU-NOS, UMA MÁXIMA : FAÇAS AO TEU PRÓXIMO TUDO AQUILO DE BEM E DE BOM QUE GOSTARÍEIS QUE FOSSE FEITO À TI. AO CONTRÁRIO DO QUE SÓCRATES DISSE: NÃO FAÇA AO TEU PRÓXIMO AQUILO QUE NÃO GOSTARÍEIS QUE TE FOSSE FEITO.

Expositor@:Existe o amor do qual somos capazes não aquele amor ideal como São Paulo nos oferta ou como Jesus nos direciona, mas cada qual com sua forma de evolução, ama sim!! 

Aprendiz\CJ : É pode ser tua fala é racional "cada qual com sua forma de evolução, ama sim!" Talvez Eu é que ainda não amadureci a ponto de observar este AMOR AO PRÓXIMO, neste plano de EGOÍSMO em que vivemos  

Expositor@:O espiritismo nos predispõe a abrirmos mão do que é essencial, e há perdas que nos levam ao crescimento/evolução.

Alcides-SP :  Poderia desenvolver este "abrir mão do essencial"....o que seria "essencial" ? 

Expositor@: Creio que este essencial, seja a nossa visão deturpada.....sentimos que não podemos viver sem tal coisa....ela nos é essencial....e, quando precisamos viver sem ela, deparamo-nos com a dor....perda de um ente querido, por exemplo....a presença dele nos é essencial, mas......

Alcides-SP : Ah! Sim.....aquilo que NÓS colocamos como essencial.....concordo! "Onde colocarmos o nosso tesouro aí estará o nosso coração" (Jesus).....poderíamos trocar tesouro por "essencial"...rs 

SIMPLES: DE FORMA ALGUMA, QUANDO COMPARAMOS , O PENSAMENTO DE SÓCRATES, COM O PENSAMENTO DE MOISÉS, VERIFICAMOS QUE OS DOIS SÃO SEMELHANTES, VISTO QUE , SE ILUDEM COM O MATERIALISMO TERRENO. MAS AO ANALISARMOS O PENSAMENTO DO MESTRE, VERIFICAMOS QUE SÓ O BEM E O BOM, CONSEGUEM FAZER COM QUE O AMOR UNIVERSAL SEJA COLOCADO ON LINE 

Expositor@: exatamente....nosso querer imaturo.....

OBREIRO: depressão ou desânimo, em muitos casos, é ausência de aceitação do que ainda somos, ante a pressa de ser o que outros, pelo esforço próprio nas estradas do tempo, já conseguem ser. 

...... : Seria um tipo de inveja? 

OBREIRO:  perfeitamente 

Expositor@: Higienize-se mentalmente, polarize o pensamento, confiar em Jesus/Deus, orar, amar sempre, encontre um Cento Espírita, ampare-se na família, tenha bons e estruturados amigos, trabalhe, vigie sempre, cultive alegria íntima, seja racional.

Devemos ter a vontade firme de eliminar o mal invasivo da depressão, e vários caminhos podem ser percorridos: tratamento medicamentoso (às vezes necessário), trabalho espiritual incluindo a desobsessão, água fluidificada, passes magnéticos, trabalho beneficente, mudança de atitude mental, etc.  

Após iniciado o processo de recuperação é necessário que nos tornemos vigilantes, pois é muito comum a melhora cíclica, com altos e baixos. "Vigiai e orai". É importante aproveitar os períodos de melhora para empreender trabalhos edificantes no bem, consolidando as conquistas efetuadas.

Falando um pouco de suicídio, que está intimamente ligado á depressão, temos:

Uma das causas de suicídio é o indivíduo se achar impotente e fraco para enfrentar suas dificuldades. Ele se julga inferior, incapaz, vítima da sociedade, desprezando a força que tem. Aí os problemas passam uma dimensão muito maior, e ele se vê impossibilitado para resolvê-los.

Segundo esta linha de raciocínio, não existe pessoa "fraca" a ponto de não suportar um problema, que ele julga, de certa forma, demasiado para si. O que de fato ocorre é que esta criatura não teve força de mobilizar a sua vontade própria para enfrentar aquele desafio. Preferiu fugir, acreditando poder se libertar daquela situação. Só que não irá conseguir, pois a morte é apenas uma mudança de estado. A pessoa continua sendo a mesma, com os mesmos sentimentos e os mesmos problemas.

SIMPLES: MAS É ESTE O PONTO . A FOME DO MUNDO, SÓ CESSARÁ QUANDO TODOS OS HOMENS FOREM MAIS EQUÂNIMES COM SEU PRÓXIMO. TE PERGUNTO. VOCÊ TERIA A CORAGEM DE DOAR 90% DE TEUS GANHOS PECUNIÁRIOS PARA AJUDAR AO PRÓXIMO? PENSE BEM, NEM MESMO, NICODEMUS O FEZ, E O MESTRE JESUS, EXPLICOU A REALIDADE DAQUILO QUE ELE QUERIA DIZER COM VENDE TUAS TERRAS, TEU GADO DOA AOS POBRES E ME SEGUES. 

Expositor@:O mais grave é que o suicida acarreta danos ao seu perispírito. Quando voltar a reencarnar, além de enfrentar os velhos problemas ainda não solucionados, terá acrescido a necessidade de reajustar a sua lesão perispiritual.

Sabemos que a Terra não é lugar só de alegrias, pois encontramos aflições e lágrimas por todos os cantos e, por causa disso, muitas vezes, um sentimento de pesar toma conta de nossos pensamentos, e nos deixamos envolver na atmosfera de iniqüidade que nos rodeia, pela violência sem sentido, pela falta de respeito com a vida. Todavia, quando esse sentimento se fizer sentir em nossos corações, lembremo-nos de Jesus. Lembremos que a cada um será dado conforme suas obras e que cabe a nós, a cada um de nós, a construção de um planeta melhor, com mais amor, com mais fraternidade e mais tolerância de uns para com os outros. Estaremos, certamente, espantando de nossas mentes essas imagens desequilibrantes que desarmonizam nossa alma e nos fazem valorizar o que precisa e deve ser combatido com fé e com amor, através de pensamentos construtivos no bem.

Vejamos: "A pessoa continua sendo a mesma, com os mesmos sentimentos e os mesmos problemas." ... se o cara se suicida por causa de dívidas financeiras, não continuará com o problema.

EXPOSITOR:Sem comentários.... 

Vejamos: Sem resposta, você quer dizer. Na verdade, a questão é mais ampla. A maioria dos problemas das pessoas são problemas relacionados com o mundo físico. Assim, quando a pessoa se suicida, pode até ter OUTROS problemas (piores, quem sabe?) .. mas os MESMOS... dificilmente.   

Expositor@:Desculpe-me, mas logo acima, falamos que um dos grandes motivos que levam uma pessoa a se suicidar seriam:  Uma das causas de suicídio é o indivíduo se achar impotente e fraco para enfrentar suas dificuldades. Ele se julga inferior, incapaz, vítima da sociedade, desprezando a força que tem. Aí os problemas passam uma dimensão muito maior, e ele se vê impossibilitado para resolvê-los. Ou seja.....ele sente o peso das circunstâncias....a dívida, obviamente, não fica a cargo dele,mas as conseqüências do ato gerado ficam.

Vejamos: Mas isso é genérico e irrelevante. Seu texto diz que a pessoa continua com OS MESMOS problemas, o que é um contrasenso.

OBREIRO:  Deus permitiu a existência das quedas d´água para aprendermos quanta força de trabalho e renovação podemos extrair de nossas próprias quedas. 

Expositor@:A paz na Terra, é a paz da bem-aventurança prometida por Jesus, em nome de Deus e que já está sendo vivida por aqueles que irradiam, ao seu redor, uma atmosfera de amor para com todos; daqueles que são capazes de praticar o bem sem nada pedirem em troca; daqueles que podem dizer, ao se prepararem para dormir: Obrigado Jesus por ter podido ser útil ao meu próximo neste dia.

OBREIRO:  receando o labor bendito ou dele fugindo, mediante mecanismos de evasão inconsciente, a criatura se deixa envenenar pela psicofera mórbida da autopiedade, procurando inspirar compaixão antes que despertar e motivar o amor.

...... : Allan Kardec no livro "O Evangelho Segundo o Espiritismo" capítulo 5º diz que "a calma e a resignação adquiridas na maneira de encarar a vida terrena, e a fé no futuro, dão ao espírito uma serenidade que é o melhor preservativo da loucura e do suicídio 

Expositor@:Temos então, a chegada de Jesus....o Natal..... 

Natal significa nascimento de Jesus em nossos corações. Significa o nascimento da esperança, a cada dia, quando conseguimos compreender a semeadura de luzes que Jesus veio realizar em nós. E, quando nos dermos conta de que temos, ao despertar em cada manhã, infinitas possibilidades de trabalho para nossa elevação, e que, na realização delas, encontramos as sementes luminosas do Mestre clareando nossa caminhada, entenderemos o que significa comemorar o Natal, a cada novo dia, porque o estaremos realizando em nossos próprios corações.

Cada movimento que fazemos para nos elevarmos acima dos sentimentos egoístas que ainda nos comandam a vida, nos aproxima do Mestre Jesus. Cada vez que abaixamos os olhos e conseguimos ver nosso irmão necessitado, principalmente em nossos lares, tendo a coragem de estender-lhe a mão, reerguendo-o para que caminhe ao nosso lado, estamos fazendo Jesus nascer dentro de nós.

E, justamente por não compreendermos bem onde está Jesus, ficamos aguardando, tanto no Natal como todos os dias, que o Divino Amigo venha nos abençoar e atender nossas rogativas. Ficamos esperando que Ele desça até nós atendendo aos nossos desejos, enquanto o Mestre querido, pacientemente, permanece aguardando que, através das luzes dos Seus ensinamentos, subamos até Ele.

Que possamos todos, principalmente neste Natal, renovar nossas disposições de atender ao chamamento de Jesus: Vinde a mim vós que estais aflitos que eu vos aliviarei.(por Leda Maria Flaborea )

Agradeço-lhes, de coração, a atenção e a participação. Abriremos agora, para as colocações pessoais, dúvidas.

Sites para referências:

http://www.psicosite.com.br/tex/hum/depressao_t.htm  http://www.mentalhelp.com/depressao.htm     http://www.espiritnet.com.br/Abertura/Ano2000/obsdep.htm    http://www.novaera.org.br/bol74/bol6.htm 

Marcus : como sempre, vc se supera sempre, muito bom seu estudo 

WILSON : Sala de gente educada é outra coisa 

OBREIRO:  Somos também Natureza; possuímos as estações da alegria, do entusiasmo, da moderação e do desânimo, assim como as da primavera, do verão, do outono e do inverno. O resultado da repressão de nossas reações emocionais será uma progressiva tendência a estados depressivos. Quando não expressadas convenientemente nem aceitas, nós as negamos distorcendo os fatos, para não tomarmos conhecimento, gerando a depressão. Aprendendo com a Natureza entre as observações das leis que regem os ecossistemas, é que deixaremos as atmosferas cinzentas da depressão passar para fixarmo-nos nos dias de sol e de alegria, que voltarão a brilhar.

Bernadete*RJ : deixarmos "atmosferas cinzentas da depressão passar para fixarmo-nos nos dias de sol e de alegria, que voltarão a brilhar".... que lindo !!!!!!!! 

...... : -"Espera pelo amanhã, quando o teu dia se te apresente sombrio e apavorante. Se te parecem insuportáveis as dores, lembra-te de Jesus, ora, aguarda e confia". 

Maresia:  e a depressão infantil? 

EXPOSITOR:Boa pergunta! Gostarias de comentar algo em específico?

Maresia:  desculpe, é q li outro dia um artigo falando do grande aumento de criança com sintomas de depressão 

Marcus : a depressão infantil, é o espírito recém encarnado que guarda as reminiscências de vidas passadas.

Bernadete*RJ : acho que a depressão começa na infância, embora nem sempre de fácil detecção nesta época precoce....

Expositor@:Ao que acompanho, pelos psicólogos, as crianças estão sendo motivadas a levar vida de adultos antes do tempo. Cobranças, horários rígidos, desavenças familiares....estão assimilando, precocemente, o agito dos adultos..... 

solange: seriam lembranças de encarnações pretéritas???? 

Marcus : o espírito guarda a intuição.

Expositor@: E não podemos nos esquecer, como bem salientou o Marcus ... crianças são espíritos reencarnantes,ou seja, possuem toda uma bagagem espiritual. 

Maresia: ainda não se fixaram em seus corpos, não é isso, pode ser tb um estado de conflito? 

solange: antes de tudo.... somos espíritos.... e ai é armazenado tudo o que possamos nas encarnações... 

OBREIRO:  DEPRESSÃO = DESÂNIMO, OBSTÁCULO, PESSIMISMO, PREGUIÇA, QUEIXA, TRISTEZA. 

espirita alto astral : moro em uma cidade que tem alto índice de suicidas ,principalmente jovens,tem uma explicação espiritual?

...... : Amar ao próximo é fazer a alegria de alguém, por mais insignificante que ela possa parecer. É ter olhos de ver a necessidade embutida nos olhos tristes. É ter ouvidos de ouvir os soluços afogados na garganta e os pedidos jamais expressos. Amar ao próximo é simplesmente ter a capacidade de olhar um pouco além de si mesmo. Equipe do site www.momento.com.br  

...... : Agradeço o estudo. Parabéns! Q Jesus a abençoe bem como a todos q aqui estiveram.  

OBREIRO: NESSES MOMENTOS SUBLIMES DE CONFRATERNIZAÇÃO, VISLUMBRO A MÃO AMIGA DE NOSSO MESTRE CHAMANDO-NOS AO AMOR E AO PERDÃO PARA CONSIGAMOS VOAR EM NUVENS SERENAS AO SEU ENCONTRO. ABRACEMO-NOS EM HUMANIDADE PARA QUE O PRÓXIMO ANO SEJA DE PAZ E PERDÃO. 

Madame Min:  A sementinha está plantada 2006 nossa amiga de fé teve a humildade,simplicidade q fazer está sala de estudo começamos com 6 pessoas e hj estamos com mais de 26 pessoas aki nesta Abençoada sala. Luz p/ todos. Q 2007 possamos estar juntos na mesma sintonia de Amor e Fé.    

Expositor@:AMIGOS E IRMÃOS EM CRISTO, NESTE MOMENTO, PEÇO-LHES QUE BUSQUEM SILENCIAR SUAS MENTES PARA QUE POSSAMOS AGRADECER AO MESTRE QUERIDO AS BÊNÇÃOS OFERTADAS NESTA NOITE AGRADEÇAMOS À ESPIRITUALIDADE  OS MOMENTOS QUE AQUI COMPARTILHAMOS E AS LIÇÕES OFERTADAS E COM NOSSO CORAÇÃO CHEIO DE JÚBILO  VAMOS ENVOLVER NOSSO IRMÃO SIMPLES, PARA A PRECE DE ENCERRAMENTO. GRATA!! 

PRECE FINAL: LEVANTEI OS OLHOS PARA VÓS, OH! PAI ETERNO, E ME SENTI FORTALECIDO. SOIS A MINHA FORÇA, NÃO ME ABANDONEIS, MEU DEUS! ESMAGA-ME O PESO DAS MINHAS INIQÜIDADES! AJUDAI-ME. CONHECENDO A FRAQUEZA DE MINHA CARNE , NÃO AFASTEIS DE MIM VOSSO OLHAR! POIS, QUE SOU DEVORADO POR UMA SEDE ARDENTE , FAZEI JORRAR A FONTE DE ÁGUA VIVA E FICAREI DESALTERADO NUNCA A MINHA BOCA SE ABRA PARA MURMURAR DAS AFLIÇÕES DA VIDA, MAS PARA CANTAR LOUVORES .  AMADO MESTRE JESUS E SUAS LUMINOSAS FALANGES, AGRADECEMOS ESTE MOMENTO DE COMUNHÃO CONJUNTA E PEDIMOS PERMISSÃO POR DAR POR ENCERRADA ESSA REUNIÃO . QUE A PAZ E O BEM DO AMADO MESTRE JESUS ESTEJA EM NOSSOS CORAÇÕES.  QUE ASSIM SEJA!QUERIDOS AMIGOS, ESTA ORAÇÃO ENCONTRA-SE NO LIVRO PRECE SEGUNDO O ESPIRITISMO DE ALLAN KARDEC

Prece de abertura por Maresia
Prece de encerramento por SIMPLES
Colaborador Marcus
Exposição por Fiorell@!


  

 

Depressão, suicídio  - parte II

PRECE INICIAL: Pai de supremo amor e bondade , ilumina seus filhos para que possam nesta noite, aprender os ensinamentos de teu filho amado Jesus , nosso irmão maior para que possam a cada dia colocá-los em prática.

Expositor@:Nosso tema de hoje, será divido em partes: 1-Depressão, 2-Suicídio - sob a ótica da sociedade, 3-Benevolência Divina - a chegada de Jesus!! São muitos temas em um mesmo dia, peço-vos que tenham paciência e que perguntem caso tenham alguma dúvida, mas na medida do possível, que as perguntas sejam feitas no final. Talvez pronlonguemos nosso horário além do habitual.

A depressão iremos abordar sob a ótica espírita, mas com o auxílio médico.

Falemos, então, sobre o comportamento depressivo.

A depressão é um mal-estar muito presente na civilização, neste fim de século. Grave é aquele processo depressivo que afeta, de diferentes maneiras, o humor, o pensamento, as funções corporais e o comportamento de uma pessoa.

Na depressão, muitas vezes, o pensamento se torna negativo em relação a si mesmo, ao presente e ao futuro. As pessoas deprimidas podem ter dificuldades para se concentrar e memorizar e com freqüência têm problemas para tomar decisões. À medida em que a depressão vai se tornando mais grave, pode ocorrer o sentimento de menosprezo e desespero. As pessoas que pensam que a vida não vale mais a pena ser vivida apresentam com freqüência idéias suicidas.

Acredita-se que a depressão seja causada por um desequilíbrio entre substâncias químicas cerebrais (neurotransmissores). Outros fatores fisiológicos seriam algumas doenças, vários remédios e também o álcool e outras substâncias das quais as pessoas abusam.

Dr. Eustáquio Portela Nunes, nos dá sua opinião, dentro do contexto social:

"A depressão é, para este final de século o que a histeria foi para seu início. Esse fato se deve às vertiginosas transformações operadas no período. A depressão resulta da ausência da esperança, da incerteza em relação ao que está por vir. Entre os deprimidos é onde ocorre o maior número de suicídios. O homem paga um alto tributo por ser o único animal que se angustia, uma sensação essencialmente ligada ao medo do futuro. É o único ser vivo na natureza que sabe que vai morrer e chega um momento, geralmente na idade média da vida, em que o presente cobra do passado os sonhos irrealizados e é nessa fase que a depressão encontra terreno fértil para se instalar".

Outro aspecto da depressão, uma sensação de perda de pontos de apoio, é semelhante à experimentada com a morte de entes queridos. A perda está vinculada a idéias de diminuição, subtração, desvalorização, que produzem um sentimento de tristeza, desânimo e desinteresse pela vida", analisa Dr. Washington Loyello.

"O amplo espectro de sintomas da depressão compreende tristeza, diminuição da vontade, sentimento exagerado de culpa, perda de perspectiva, desejo de fuga da vida, redução da mobilidade e da capacidade cognitiva, além de insônia ou hiperssonia".

Esses aspectos são abordagens psicossociais que a comunidade médica apresenta dentro de seu campo de ação. E o aspecto espiritual, seria relevante, no caso da depressão?

Sem dúvida, e a Doutrina Espírita nos coloca alguns pontos que, refletidos, leva-nos a considerar não somente os aspectos psicofísicos e sociais.

O princípio doutrinário da reencarnação nos permite raciocinar sobre a imensa bagagem da qual o espírito imortal é portador. Ora, essa bagagem tem conteúdo positivo e negativo que foi acumulado ao longo das vidas sucessivas. O espírito registra todo o seu quadro comportamental através do perispírito, que o intermedeia ao corpo físico.

Muitas seqüelas graves que se apresentam como doença no corpo são resultados de distúrbios comportamentais que se apresentaram no passado remoto ou recente. A depressão pode ser um quadro desses, agravado pelos agentes externos. O corpo físico somatiza desequilíbrios do espírito.

Há, ainda, o assédio espiritual de outros seres, já desencarnados, que a Doutrina Espírita caracteriza como processo obsessivo, influenciando aquele que já se encontra predisposto às influenciações dessa natureza.

Ou seja, o processo depressivo indica um espírito angustiado, que ainda não conseguiu achar um denominador comum nas suas ações, um espírito que se debate nas suas emoções sobre as quais perdeu o controle.

Utilizamos Joana de Ângelis para traduzir o pensamento espírita:

"O Espiritismo vem conclamando o homem para o respeito a Deus, a si mesmo, ao próximo, a todas as expressões vivas ou no que lhe constituem o ambiente em que está localizado, para aprender e ser feliz, assim adquirindo a sua plenitude.

Considerando a problemática humana, existente no próprio indivíduo -- o desconhecimento de si mesmo e tendo em vista os urgentes fatores que desencadeiam o sofrimento, arrastando multidões à sandice, ao desalento, à alucinação, às fugas inglórias pelo suicídio e pelos vícios, propõe que o homem conheça a si próprio a fim de se trabalhar.

Quase sempre as terapias tradicionais removem os sintomas sem alcançarem as causas profundas das enfermidades.  A cura sempre provém da força da própria vida, quando canalizada corretamente".

Adquirir uma consciência responsável é meta nossa, na presente encarnação, o que nos facilitaria a educação do pensamento e a disciplina dos hábitos. Educar o pensamento é direcioná-lo de forma positiva, edificante, firmando-o em propósitos saudáveis. Um processo de autocura inclui, segundo ainda Joanna de Ângelis na mesma obra:

1) Observar o pensamento para que irradie energias positivas: - desejar a saúde. - concentrar na saúde. - visualizar a saúde.

2) Manter sintonia mental com Deus, fonte do poder.

3) Cuidar do aspecto físico: descanso, dieta, higiene, ordem nas atividades.

4) Canalização dos pensamentos e das emoções para o amor, a compaixão, a justiça, a equanimidade e a paz.

A obsessão é estudada em profundidade pelo Espiritismo -- fatores causais -- e a Casa Espírita propõe métodos corretos para atender os que se acham envolvidos. A desobsessão é terapia especializada da Casa Espírita mas o processo implica em reforma moral do obsedado.

O deprimido precisa curar a alma, a fim de que se instale a alegria, a paz, a saúde integral. É uma luta longa, mas o esforço para levá-la a termo construirá bases morais sólidas, naquele que se dispõe a realizar. "Se os médicos são malsucedidos, tratando da maior parte das moléstias, é que tratam do corpo, sem tratarem da alma. Ora, não se achando o todo em bom estado, impossível é que uma parte dele passe bem".

"A depressão tem a sua gênese no Espírito,que reencarna com alta dose de culpa, quando renteando no processo da evolução sob fatores negativos que lhe assinalam a marcha e de que não se resolveu por liberar-se em definitivo. Com a consciência culpada, sofrendo os gravames que lhe dilaceram a alegria íntima, imprime nas células os elementos que as desconectam, propiciando, em largo prazo, o desencadeamento dessa psicose que domina uma centena de milhões de criaturas na atualidade. A depressão instala-se, a pouco e pouco, porque as correntes psíquicas desconexas que a desencadeiam, desarticulam, vagarosamente,o equilíbrio mental. "

E um conselho amoroso nos diz:

"Abre-te ao amor e combaterás as ocorrências depressivas, movimentando-te em paz na área da afetividade com o pensamento em Deus.

Agradecendo a Deus a benção do renascimento na carne, conscientiza-te da sua utilidade e significação superior, combatendo os receios do passado espiritual, os mecanismos inconscientes de culpa,e produze com alegria. Recebendo ou não tratamento especializado sob a orientação de algum facultativo, aprofunda a terapia espiritual e reage, compreendendo que todos os males que infelicitam o homem procedem do Espírito que ele é, no qual se encontram estruturadas as conquistas e as quedas, no largo mecanismo da evolução inevitável. (Mensagem extraída da obra "Receitas de Paz")

Há outro aspecto muito interessante , abordado pelo Espírito François de Genève , no capítulo V , de "O Evangelho Segundo o Espiritismo":

"Sabeis porque , às vezes , uma vaga tristeza se apodera dos vossos corações e vos leva a considerar amarga a vida? É que o vosso Espírito , aspirando à felicidade e à liberdade , se esgota , jungido ao corpo que lhe serve de prisão , em vãos esforços para sair dele. REconhecendo inúteis esses esforços , cai no desânimo e , como o corpo lhe sofre a influência , toma-vos a lassidão , o abatimento , uma espécie de apatia e vos julgais infelizes.

Crede-me , resisti com energia a essas impressões , que vos enfraquecem a vontade. Lembrai-vos de que , durante o vosso degredo na Terra , tendes que desempenhar uma missão de que não suspeitais , quer dedicando-vos à vossa família , quer cumprindo as diversas obrigações que Deus vos confiou . Se , no curso desse degredo-provação , exonerando-vos dos vossos encargos , sobre vós desabarem os cuidados , as inquietações e tribulações , sede fortes e corajosos para os suportar."

E como superar as variações de humor , mantendo a serenidade e a paz em todas as situações ? O apóstolo Paulo , orientando a comunidade cristã , em relação aos testemunhos necessários , ressalta bem isso , ao proclamar , na Epístola aos Felipenses (4:8): "Tudo o que é verdadeiro , tudo o que é respeitável , tudo o que é justo , tudo o que é puro , tudo o que é amável , tudo o que é de boa fama , se alguma virtude há e se algum louvor existe , seja isso o que ocupe o vosso pensamento". 

Uffa......nem é preciso que se diga mais nada, muito embora o tema seja vastíssimo e impossível de ser abordado com tamanha rapidez!  Gostaria que, assim que fosse possível e, do interesse dos presentes, que fosse acessada esta página: http://www.sosdepressao.com.br/abordagem.htm#informe%203   . Aqui, os irmãos em Cristo, encontrarão os textos acima e muito mais acerca da depressão, suas formas de atuação, cura e remissão. Acessem o site, pode não ser para si próprios, mas pode ser para algum próximo, mais próximo do que imaginas!!

Marcus:  Segundo Adamastor, no livro Ícaro redimido a depressão tb é fruto de uma intensa arrogância vivida pelo espírito.

Expositor@:Arrogância, orgulho, geram constantes insatisfações na alma.

Marcus : que ao conhecer a verdade, cai em arrependimento e não consegue forças morais para suportar os frutos desta arrogância

EXPOSITOR:  a auto-culpa, tem um trecho muito belo sobre ela, mais adiante.

Aguinaldo: a depressão na maioria das vezes começa sem obsessão, somente ela se instala quando a pessoa abre as portas, porisso a depressão depois de algum tempo passa a ser mais dificil a cura 

EXPOSITOR: Os pensamentos negativos, a baixa-auto estima e todo o quadro depressivo, são excelentes portas para a obsessão....

Aguinaldo:sim exato, isso tudo só agrava a depressão  

EXPOSITOR:O suicídio, uma das conseqüências da depressão, será analisado pela sociedade.

Pela ótica da sociedade, fomos buscar as palavras de uma entidade que, desde 1962, buscar oferecer a Valorização á vida. Esta entidade, denomina-se CVV - Centro de Valorização á Vida e foi criado tomando-se como base 'Os Samaritanos', entidade criada em Londres lá pelos idos de 1935, através da figura de um Reverendo chamado Chad Varah.

O CVV, hoje, está espalhado por todo o Brasil e pode ser melhor conhecido através do site:  http://cvv.com.br

Vejamos o que a experiência deste grupo de quase meia década, pode nos ofertar:

1-As pessoas que nos procuram estão esgotadas emocionalmente pela falta de sentimentos, pela frieza, pela insensibilidade delas próprias e daqueles com os quais convivem.

2-Todos estão cansados de 'deixar o barco correr', de 'tirar o time de campo' para não serem esmagados pelos adversários, de 'manter a cabeça fria'.

3-Aprendemos a nos recolher dentro de nós próprios para fugir ao excesso de exigências da publicidade, da indústria, dos artigos fabricados em série e do nosso próximo.

4-Muitas vezes, só resta a violência contra os outros ou elas próprias como única forma de comunicar os sentimentos.

5-O principal problema do homem na atualidade é o vazio interior e a solidão. Eles surgem sempre quando estacionamos em nós mesmos, quando não caminhamos em direção a coisa alguma, quando não agimos positivamente para dar e receber do mundo o que nos é necessário.

6-A pessoa que pensa em suicídio é uma pessoa solitária. Ela pode estar no meio de uma grande multidão, ou de uma grande família, mas sente-se só, isolada. O suicídio pode ser classificado como um gesto de comunicação. O último gesto de comunicação de um indivíduo, gesto desesperado e violento(...)

7-Suicídio é auto-assassinato. É a agressividade, o ódio que nós sentimos contra os outros, voltado para nós mesmos. Contudo, embora à primeira vista se tenha a impressão que o gesto suicida surge repentinamente, isto não é correto. Meses e anos de sofrimento são necessários até que o desejo de morrer supere o forte impulso para a vida(...)

8-Existem sim, fatores desencadeantes para o gesto suicida. Isto é, a 'última gota' de um longo processo de auto-destruição. São fatores desencadeantes e não geradores do suicídio. Ou seja, o indivíduo que se mata após ter sido demitido, não está se matando pela demissão - esta apenas serviu como a última gota para o gesto tresloucado!!

9-Conhecemos alguns fatos e fábulas, a saber:

9a-Fábula:  O SUICÍDIO ESTÁ NO SANGUE.   Fato: a ciência tem mostrado que quando várias pessoas se matam em uma mesma família isto não ocorre em razão da hereditariedade. Na verdade, aqueles que ficam, sentem-se culpados por não terem feito nada, não conseguem viver sem a outra pessoa e acabam repetindo o gesto, quando não encontram ajuda para superar esses sentimentos.

9b-Fábula:  A PESSOA QUE FALA EM SUICÍDIO NÃO SE MATA.  Fato: em cada 10 pessoas que se mataram, 8 disseram que o fariam.

9c- Fábula: O SUICÍDIO OCORRE SEMPRE SEM AVISO.   Fato:  As pessoas que se matam dão sempre muitos avisos. Acontece que os demais não acreditam, não percebem ou não entendem estes avisos. Geralmente, são avisos indiretos.

9d- Fábula: UMA PESSOA QUE JÁ PENSOU EM SUICÍDIO, SERÁ SEMPRE CANDIDATO A ELE.  Fato: Qualquer pessoa pode, em certas circunstâncias, pensar em suicídio. Superada a fase, ela será uma pessoa como outra qualquer.

9e- Fábula: A PESSOA QUE SE MATA ESTAVA DECIDIDA A MORRER.   Fato: Ao lado do desejo de fugir da vida, existe sempre a poderosa força que impulsiona todos nós para ela. É o chamado instinto de conservação!

10-O suicídio não é apenas o enforcar-se ou jogar-se de uma janela. Existem pequenas formas de buscarmos o suicídio e que muitos não identificam como tal: dirigir em alta velocidade - beber compulsivamente - fumo ..... Quais outras formas de suicídio, gradativo, podemos enumerar?

11- Finalizando a parte de como o suicídio é visto pela sociedade, de uma maneira geral, as pessoas querem saber se o suicida é alguém que foi covarde ou corajoso. Grande perda de tempo.....o serzinho que se suicidou, foi, antes de tudo, alguém que tentou se expressar, tentou existir e subsistir em um mundo que para ele, era frio e insensível,  e  que não conseguiu forças para tanto.

Muito embora queiramos analisar apenas pela ótica da matéria, precisamos ressaltar aos  irmãos em Cristo:

A ilusão do suicida é de que, com a extinção do corpo, cessam problemas e dores, mas a palavra de André Luiz, revestida da melhor essência doutrinária, informa que sai ele do sofrimento, PARA ENTRAR NA TORTURA...

Se pudessem os homens levantar uma nesga da Vida Espiritual e olhar, à distância, as cenas de torturante sofrimento a que são submetidos os suicidas, diminuiriam, por certo, as estatísticas, mesmo nos mais conturbados e infelizes continentes.

O Espiritismo, descortinando tais horizontes, dizendo aos homens que a vida é patrimônio de Deus, que lhes não cabe destruir, cumprirá na Terra sua augusta missão de acabar com os suicídios.

E todos irão me perguntar: mas como o espiritismo fará isso???  Eis que vem, nosso último tópico: a Benevolência Divina - a vinda de Jesus.

Emmanuel e Chico nos alertam:

Reflete na Benevolência Divina para que a tua passagem na Terra não se transforme em agressivo espinheiro de ironia e desilusão.

O Evangelho de Lucas, no capítulo 2, v.14, conta do aparecimento de um anjo aos pastores, enviado por Deus, anunciando a presença de Seu Filho, o Cristo, ungido por Ele, nosso Pai Celestial, com a missão de trazer a todos os homens a Sua paz.

Glória a Deus nas Alturas, paz na Terra e boa vontade para com os homens, nos disse o Emissário Celeste, conduzindo os pastores, que guardavam seus rebanhos durante a noite, a buscarem a luz da estrela que ficaria brilhando para sempre em nossos corações.

Na verdade, louvamos ao Pai nas Alturas Celestes por nos ter enviado o Messias, o Cristo. Mas, também é verdade que, ainda hoje, não conseguimos entender seus ensinamentos e por essa razão a mensagem do anjo não se concretiza. Não temos ainda condição de, através de Jesus, estabelecermos a paz na Terra porque não conseguimos ter boa vontade uns com os outros. Ou será que o anúncio da boa vontade a que o anjo se referiu é a boa vontade de Deus para com os homens ao nos enviar Jesus?

É importante refletirmos sobre isso para que não repitamos as palavras do anjo, apenas em cartões de Natal, que enviamos, às vezes, por simples obrigação, mas, sim, porque desejamos realmente compartilhar a alegria desse dia.

É necessário repensarmos nossos sentimentos nesta ocasião porque Natal significa nascimento e nascimento quer dizer renovação, recomeço ou, talvez, apenas começo. Começo de nova caminhada, de novos entendimentos, de nova compreensão do porquê estarmos aqui, de quais são nossas tarefas, de quais são nossas reais necessidades, de procurarmos descobrir com vontade firme e perseverança nossas capacidades interiores de sermos pessoas melhores, de aprendermos a ser mais tolerantes, mais misericordiosos, mais companheiros dos nossos companheiros de jornada, porque nunca caminhamos sozinhos.

De sermos também mais indulgentes com quem nos magoa, mais generosos conosco ao pararmos de nos sentir culpados por termos escolhido caminhos tortuosos que ignorávamos não deveriam ser percorridos.

Aguinaldo: uma coisa é muito importante.... perdoar sim a todos,mas principalmente nos perdoar por erros cometidos, a culpa, o remorso é o pior sentimento que um ser humano pode ter... o destrói completamente...

Adota-se amigos: verdade....

EXPOSITOR: exato....esse auto-flagelo mais nos prejudica do que nos ajuda......sermos conscientes de nossas falhas é importante....carregarmos grilhões por causa delas, não!! 

Desconhecíamos, antes, a Lei Divina de que tudo que fizermos aos outros, a nós retorna. Porém, hoje, mais conscientes dos nossos deveres morais para com nossos companheiros de caminhada evolutiva, já não cometemos tantos equívocos. Apesar de ainda termos dificuldades para perdoar, de não conseguirmos nos desprender de preconceitos, de ainda sermos intolerantes para com aqueles que não atendem nossos desejos, de ainda nos julgarmos mais importantes que os outros, por razões que perante as Leis de Deus, não têm nenhuma importância, já somos capazes de pequenas renúncias em favor dos nossos filhos e de nossos entes amados.

Algumas vezes dizemos: Mas, falta tanto! É verdade, mas também é bom olharmos o quanto já caminhamos. Basta voltarmos nossos olhos para trás e, voltando no tempo, percebermos as grandes mudanças na nossa maneira de conduzir a vida.

Natal significa nascimento, nosso nascimento a cada dia que amanhece. Assim como a luz do Cristo brilhou para nós com Sua vinda, a cada manhã a luz da renovação brilha em nossos corações nos convidando ao aperfeiçoamento e à iluminação. E que renovação é essa a qual somos convidados a realizar cada dia? Que luz é essa que sentimos brilhar dentro de nós e que nos fortalece para que comecemos nossa jornada com ânimo e alegria?

A resposta a essas perguntas encontramos dentro de nós próprios, na certeza de que somos amparados, de que apesar das dificuldades de cada dia, colheremos o fruto da nossa sementeira de lutas. Mas, para que isso aconteça, é preciso que tenhamos fé. Não aquela fé de quem hoje crê - porque tudo está bem e está relativamente feliz e em paz - e amanhã não crê porque a dificuldade lhe bate à porta, chamando-o para a luta redentora. Estamos falando da fé de quem sabe que pela Bondade Divina temos Jesus ao nosso lado, nos sustentando através do Seu Evangelho de Luz e de Amor.

Sabemos que a Terra não é lugar só de alegrias, pois encontramos aflições e lágrimas por todos os cantos e, por causa disso, muitas vezes, um sentimento de pesar toma conta de nossos pensamentos, e nos deixamos envolver na atmosfera de iniqüidade que nos rodeia, pela violência sem sentido, pela falta de respeito com a vida. Todavia, quando esse sentimento se fizer sentir em nossos corações, lembremo-nos de Jesus. Lembremos que a cada um será dado conforme suas obras e que cabe a nós, a cada um de nós, a construção de um planeta melhor, com mais amor, com mais fraternidade e mais tolerância de uns para com os outros. Estaremos, certamente, espantando de nossas mentes essas imagens desequilibrantes que desarmonizam nossa alma e nos fazem valorizar o que precisa e deve ser combatido com fé e com amor, através de pensamentos construtivos no bem.

A paz na Terra, é a paz da bem-aventurança prometida por Jesus, em nome de Deus e que já está sendo vivida por aqueles que irradiam, ao seu redor, uma atmosfera de amor para com todos; daqueles que são capazes de praticar o bem sem nada pedirem em troca; daqueles que podem dizer, ao se prepararem para dormir: Obrigado Jesus por ter podido ser útil ao meu próximo neste dia.

Natal significa nascimento de Jesus em nossos corações. Significa o nascimento da esperança, a cada dia, quando conseguimos compreender a semeadura de luzes que Jesus veio realizar em nós. E, quando nos dermos conta de que temos, ao despertar em cada manhã, infinitas possibilidades de trabalho para nossa elevação, e que, na realização delas, encontramos as sementes luminosas do Mestre clareando nossa caminhada, entenderemos o que significa comemorar o Natal, porque o estaremos realizando em nossos próprios corações.

Cada movimento que fazemos para nos elevarmos acima dos sentimentos egoístas que ainda nos comandam a vida, nos aproxima do Mestre Jesus. Cada vez que abaixamos os olhos e conseguimos ver nosso irmão necessitado, principalmente em nossos lares, tendo a coragem de estender-lhe a mão, reerguendo-o para que caminhe ao nosso lado, estamos fazendo Jesus nascer dentro de nós.

EXPOSITOR:25)E, justamente por não compreendermos bem onde está Jesus, ficamos aguardando, tanto no Natal como todos os dias, que o Divino Amigo venha nos abençoar e atender nossas rogativas. Ficamos esperando que Ele desça até nós atendendo aos nossos desejos, enquanto o Mestre querido, pacientemente, permanece aguardando que, através das luzes dos Seus ensinamentos, subamos até Ele.

Que possamos todos, principalmente neste Natal, renovar nossas disposições de atender ao chamamento de Jesus: Vinde a mim vós que estais aflitos que eu vos aliviarei.(por Leda Maria Flaborea )

Não nos esqueçamos de belos testemunhos, trazidos por Francisco Xavier:

Tomé nos diz que Jesus nasceu naquele dia inesquecível em que ele me pediu para tocar as suas chagas e me foi dado testemunhar que a morte não tinha poder sobre o filho de Deus. Só então compreendi o sentido de suas palavras: - Eu sou o caminho, a verdade e a vida.

Bezerra de Menezes sabe sobre o nascimento de Jesus: - Jesus nasceu no dia em que desci as escadas da Federação Espírita Brasileira e um homem se aproximou dizendo: - Vim devolver-lhe o abraço que me deste em nome de Maria, porque renovei minha fé e a confiança em Deus. Foi naquele instante que percebi a Sua misericórdia e o Seu imenso amor pelas criaturas.

Maria de Nazaré com seu generoso coração materno. nos diz que: -Jesus nasceu em Belém, sob as estrelas, que eram focos de luzes guiando os pastores e suas ovelhas ao berço de palha. Foi quando o segurei em meus braços pela primeira vez e senti se cumprir a promessa de um novo tempo através daquele Menino que Deus enviara ao mundo, para ensinar aos homens a lei maior do amor.

Portanto, meus amigos, Deus tem  feito presente em nossa vida a generosidade, a bondade, a benevolência e o amor!! Agora, pergunto-vos, para que respondas, lá no íntimo de vossa alma, quase que diariamente: - E para você, quando e onde nasceu Jesus???? Ele, realmente, já nasceu? Se encontrastes a Luz a te guiar, com certeza Ele é nascido dentro de ti!! Esforcemo-nos para conquistar esta Luz a nos guiar!! É presente de Deus, aos homens de boa vontade!!

REFERÊNCIAS PARA O ESTUDO:

1- O Evang. Segundo o Espiritismo -- Allan Kardec -- Introdução -- item XIX -- resumo da Doutrina de Sócrates e Platão-FEB). 

2- Livro Receitas de Paz 

3- Livro Uma Razão Para Viver

4- www.sosdepressao.com.br

5- http://cvv.com.br

6- Mensagem psicografada por Chico Xavier - Viajor - Emmanuel

7- Evangelho Segundo o Espiritismo 

8- Textos diversos sobre o Natal

Agradeço-lhes, de coração, a atenção e a participação. Abriremos agora, para as colocações pessoais, dúvidas......Que continuemos neste clima de amor e fraternidade!!

Marcus: que trabalho maravilhoso, mostra o quanto ela leva a sério este estudo

Aguinaldo:  sim, realmente , muito bom mesmo 

camomila:   hoje o estudo se superou!! 

Adota-se Amigos:   eu acho q hj o estudo fluiu muito bem não ??? 

Aguinaldo:  normalmente eu participo de trabalhos de desobsessão e normalmente os espíritos não querem ajuda por se fecharem em sua culpa... não se perdoam

Marcus:   conte-nos suas experiências 

Aguinaldo: eu, trabalho como doutrinador e muitas vezes com a graça do Pai Celestial, conduzi-los a se perdoarem 

Marcus: isso só acontece porque já estão abertos a esta possibilidade 

Adota-se Amigos: quando fala isso eu sinto em mim certa afinidade com esse tipo de pensamento...talvez por ser um suicida no passado. 

Aguinaldo: não se perdoar?

Adota-se Amigos:   sim

Aguinaldo: vc tem que trabalhar isso, buscar no evangelho sua vida, ajudar o próximo,com fé e amor vc vencerá sua tendência todos vencem um dia, quem sabe esta encarnação não seja para vc vencer? Só depende de vc amigo

Adota-se Amigos: verdade,  pois é, tens razão!!! isso é um motivo pelo qual não consigo. por saber e continuar fazendo coisas erradas. mas tudo bem sei q tempo terei para aprender. Não estou na faze da depressão diária. O espiritismo trouxe luz a minha vida a algum tempo.

Aguinaldo: graças a Deus amigo, siga com o espiritismo que ele pode te dar a luz que vc tanto procura

Adota-se Amigos: tudo tem seu tempo. essa vida vim com muitos propósitos, e um deles é vencer más tendências concebidas por mim em vidas anteriores, porem muitas coisas ainda trago. mas como disse, não quero ter pressa. porém tenho consciência q devo começar sim !  

Marcus: isso só acontece porque já estão abertos a esta possibilidade percebeu agora a imensa necessidade de se perdoar? 

camomila: isto é regra geral? 

Marcus: sim, é, pois somente assim vc estará disposta a mudar sua vida  errar, cometer desatinos todos cometemos, acontece que vc precisa aprender com seus próprios erros, então viver em culpa não resolve, resolve vc ter coragem para voltar a fazer o bem 

Fiorell@!:  Tens o amparo da espiritualidade, de teu mentor individual e do Mestre Jesus!!!  

Expositor@: Fiorell@!


 

  

 

Trabalho

Queridos leitores, este foi nosso segundo estudo realizado na sala de chat do Terra.Infelizmente, não possuímos a cópia, na íntegra, do estudo realizado. Caso alguém possua, ficaremos imensamente felizes em recebê-la para completarmos devidamente este registro. Que seja paz e harmonia  em vossa vida!

PRECE DE ABERTURA: Amados, aqui estamos reunidos, ainda uma vez, com o intuito de buscarmos a luz do entendimento e da prática dos ensinamentos por  Jesus ofertados, através da codificação espírita. Somos seres repletos de máculas, mas dispostos a limpá-las; somos seres imaturos em tuas lições, mas dispostos a compreendê-las. Que esta sala seja envolvida pelo Manto Azul Protetor de maria e que possamos desenvolver os estudos em paz e harmonia. Assim seja!

Expositor: A luta e o trabalho são tão imprescindíveis ao aperfeiçoamento do espírito, como o pão material é indispensável à manutenção do corpo físico. É trabalhando e lutando, sofrendo e aprendendo, que a alma adquire as experiências necessárias na sua marcha para a perfeição.  - Emmanuel -

Personalidade sem luta, na Crosta Planetária, é alma estreita.  Somente o trabalho e o sacrifício, a dificuldade e o obstáculo, como elementos de progresso e auto-superação, podem dar ao homem a verdadeira notícia de sua grandeza. Emmanuel - (Pão Nosso)

Remuneração Espiritual

Além do salário amoedado o trabalho se faz invariavelmente, seguido de remuneração espiritual respectiva, da qual salientamos alguns dos itens mais significativos:

acende a luz da experiência; 

ensina-nos a conhecer as dificuldades e problemas do próximo, induzindo-nos, por isso mesmo, a respeitá-lo;

promove a auto-educação;

desenvolve a criatividade e a noção de valor do tempo; 

imuniza contra os perigos da aventura e do tédio; 

estabelece apreço em nossa área de ação; 

dilata o entendimento; amplia-nos o campo das relações afetivas; 

atrai simpatia e colaboração; 

extingue, a pouco e pouco, as tendências inferiores que ainda estejamos trazendo de existências passadas.

Quando o trabalho, no entanto, se transforma em prazer de servir, surge o ponto mais importante da remuneração espiritual: toda vez que a Justiça Divina nos procura no endereço exato para execução das sentenças que lavramos contra nós próprios, segundo as leis de causa e efeito, se nos encontra em serviço ao próximo, manda a Divina Misericórdia que a execução seja suspensa, por tempo indeterminado.     

E, quando ocorre, em momento oportuno, o nosso contato indispensável com os mecanismos da Justiça Terrena, eis que a influência de todos aqueles a quem, porventura, tenhamos prestado algum benefício aparece em nosso auxílio, já que semelhantes companheiros se convertem espontaneamente em advogados naturais de nossa causa, amenizando as penalidades em que estejamos incursos ou suprimindo-as, de todo, se já tivermos resgatado em amor aquilo que devíamos em provação ou sofrimento, para a retificação e tranqüilidade em nós mesmos.

Reflitamos nisso e concluamos que trabalhar e servir, em qualquer parte, ser-nos-ão sempre apoio constante e promoção à Vida Melhor. Emmanuel Médium: Francisco Cândido Xavier .

Tema original, do qual não possuímos cópia, foi exposto pela companheira fraterna.

 

 

 

Importância de estudarmos o Livro dos Espíritos

PRECE DE ABERTURA: MENTORES DESTE ESPAÇO, PEÇO-LHES O CONCURSO AMIGO NESTE ESTUDO QUE INICIAMOS.....QUE VOSSA PRESENÇA DE LUZ ILUMINE NOSSAS MENTES PARA O APRENDIZADO QUE AQUI SERÁ EXPOSTO. QUE TENHAMOS O RESPEITO E A SERENIDADE NECESSÁRIAS PARA ARGUMENTARMOS E DEBATERMOS. QUE ASSIM SEJA!! 
 
Aguinaldo:Boa tarde queridos irmãos vamos fazer algumas colocações acerca do LIVRO DOS ESPÍRITOS.

Aguinaldo:O Livro dos Espíritos (Le Livre des Esprits) é o primeiro livro sobre a doutrina espírita publicado pelo educador francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, em 18 de abril de 1857, sob o pseudônimo Allan Kardec. É uma obra básica do espiritismo, e foi lançado por Kardec após seus estudos sobre os fenômenos que, segundo muitos pesquisadores da época, possuíam origem mediúnica, e estavam difundidos por toda a Europa durante o século XIX.

Aguinaldo:Apresenta-se na forma de perguntas, dirigidas ao que Kardec defendia serem espíritos, e respostas, totalizando 1.019 tópicos. Foi o primeiro de uma série de cinco livros editados pelo pedagogo sobre o mesmo tema.

Aguinaldo:RESUMINDO:O Livro dos Espíritos: lançado por Allan Kardec em 1857, é o principal livro da Doutrina Espírita. Podemos chamá-lo de espinha dorsal, pois sustenta todas as outras obras doutrinárias. Divide-se em quatro partes: "As causas primárias"; "Mundo espírita ou dos Espíritos"; "As leis morais"; e "Esperanças e consolações". É composto de 1019 perguntas feitas por Kardec aos Espíritos superiores responsáveis pela vinda do Espiritismo aos homens. O que é Deus? De onde viemos? Para aonde vamos? O que estamos fazendo na Terra? Estas são algumas das questões respondidas pela falange do Espírito de Verdade.

Aguinaldo:COMO O LIVRO DOS ESPÍRITOS PODE NOS AJUDAR A MELHORAR NOSSA VIDA?

Aguinaldo:VAMOS A ALGUMAS COLOCAÇÕES OU SITUAÇÕES E DEPOIS VEREMOS SE ENCONTRAMOS AS RESPOSTAS NO LIVRO DOS ESPÍRITOS. 

Aguinaldo:UM EDIFÍCIO ESTÁ EM CHAMAS E AS PESSOAS NA ANGÚSTIA DO MOMENTO FECHADAS E SEM SAÍDA, RESOLVEM PULAR A JANELA.ESTA ATITUDE PODERIA SER CONSIDERADA SUICÍDIO?

Aguinaldo:QUESTÃO 953 DO LIVRO DOS ESPÍRITOS Quando uma pessoa vê diante de si uma morte inevitável e terrível, é culpada por abreviar em alguns instantes seus sofrimentos por uma morte voluntária?  

Aguinaldo:RESPOSTA– Sempre se é culpado por não aguardar o termo fixado por Deus. Quem poderá assegurar, aliás, se o fim chegou, apesar das aparências, e que não se pode receber um socorro inesperado no último momento?

Aguinaldo:OUTRA SITUAÇÃO- MULHER QUE PROVOCA ABORTO ESTARIA COMETENDO CRIME?

Aguinaldo:358 O aborto provocado é um crime, qualquer que seja a época da concepção?

Aguinaldo:RESPOSTA – Há sempre crime quando se transgride a Lei de Deus. A mãe, ou qualquer outra pessoa, cometerá sempre um crime ao tirar a vida de uma criança antes do seu nascimento, porque é impedir a alma de suportar as provas das quais o corpo devia ser o instrumento.  
Aguinaldo:TEMOS A ESTE EXEMPLO OS CASOS DOS ANENCÉFALOS QUE SABEMOS NÃO HAVER POSSIBILIDADE DE VIVER , COMO O LE ENCARA TAL QUESTÃO?

Aguinaldo:355 Há, como indica a ciência, crianças que, desde o ventre materno, não têm possibilidades de viver? Qual o objetivo disso?

Aguinaldo:– Isso acontece freqüentemente; a Providência o permite como prova para seus pais ou para o Espírito que está para reencarnar.

Aguinaldo:VAMOS A OUTROS ACONTECIMENTOS.NO FINAL DE 2005 PRESENCIAMOS TSUNAMES NAS REGIÕES DA INDONÉSIA E OUTRAS, ONDE HOUVE MUITA DESTRUIÇÃO E MORTES DE MILHARES DE PESSOAS. COMO O LE EXPLICARIA TAL EVENTO?

Aguinaldo:737 Com que objetivo os flagelos destruidores atingem a humanidade?

Aguinaldo:– Para fazê-la progredir mais depressa. Não dissemos que a destruição é necessária para a regeneração moral dos Espíritos, que adquirem em cada nova existência um novo grau de perfeição? É preciso ver o objetivo para apreciar os resultados dele. Vós os julgais somente do ponto de vista pessoal e os chamais de flagelos por causa do prejuízo que ocasionam; mas esses aborrecimentos são, na maior parte das vezes, necessários para fazer chegar mais rapidamente a uma ordem de coisas melhores e realizar em alguns anos o que exigiria séculos. (Veja a questão 744.)

Aguinaldo:ENTÃO VAMOS A ELA E MAIS 744A E 745. 744 Qual o objetivo da Providência ao tornar a guerra necessária?

Aguinaldo: – A liberdade e o progresso. 

Aguinaldo:744a Se a guerra deve ter como efeito conduzir à liberdade, como se explica que tenha, muitas vezes, por objetivo e resultado a escravidão?

Aguinaldo:-Escravidão temporária para abater os povos, a fim de fazê-los progredir mais rápido.

Aguinaldo:745 O que pensar daquele que provoca a guerra em seu proveito?

Aguinaldo:– Esse é o verdadeiro culpado e precisará de muitas reencarnações para expiar todas as mortes que causou, porque responderá por todo homem cuja morte tenha causado para satisfazer à sua ambição.

Aguinaldo: E COMO ÚLTIMO EXEMPLO VAMOS VER O QUE DIZ O LE SOBRE A COMUNICAÇÃO DE UMA PESSOA COM ALGUM ESPÍRITO.

Aguinaldo:935 O que pensar das pessoas que vêem as comunicações dos Espíritos como uma profanação?

Aguinaldo:– Não pode haver nisso profanação quando há recolhimento e quando a evocação é feita com respeito e dignidade. O que prova isso é que os Espíritos que se afeiçoam a vós vêm com prazer, ficam felizes com vossa lembrança e por se comunicarem convosco. Haveria profanação se fizessem disso uma leviandade.

Aguinaldo:VAMOS AO COMENTÁRIO DE KARDEC: A possibilidade de entrar em comunicação com os Espíritos é uma consolação bem doce, uma vez que nos proporciona o meio de conversarmos com nossos parentes e amigos que deixaram a Terra antes de nós. Pela evocação, os aproximamos de nós, e eles ficam do nosso lado, nos ouvem e respondem; não há, por assim dizer, mais separação entre eles e nós. Ajudam-nos com seus conselhos, demonstrando sua afeição e o contentamento que têm por nossa lembrança. É para nós uma satisfação saber que estão felizes, aprender com eles mesmos os detalhes de sua nova existência e adquirir a certeza de que, por nossa vez, nos reuniremos a eles.

Aguinaldo:FINALIZANDO: O LIVRO DOS ESPÍRITOS PARA MUITAS PESSOAS NÃO É COMPREENDIDO E ASSIMILADO. 
Aguinaldo:DEVEMOS ENTENDER QUE CADA ESPÍRITO SENDO UMA INDIVIDUALIDADE E TENDO SEU GRAU EVOLUTIVO,PODE COMPREENDER CERTAS COISAS QUE OUTRO NÃO COMPREENDE.

Aguinaldo:DEVEMOS RESPEITAR A CADA UM, TENDO EM MENTE QUE SE PARA UNS O LE TRAZ EXPLICAÇÕES QUE ELUCIDAM QUESTÕES DA VIDA COTIDIANA, PARA ALGUNS NÃO HÁ O PQ ACREDITAR NELAS.

Aguinaldo:O LE É UM LIVRO DE ESTUDOS E NÃO DE SIMPLES LEITURA. E O IDEAL É QUE SEJAM FORMADOS GRUPOS A ESTUDÁ-LO.

Aguinaldo:O QUE O LÊ PELA PRIMEIRA VEZ PODE NÃO COMPREENDE-LO A PRINCÍPIO, MAS COM O PASSAR DO TEMPO ESTA COMPREENSÃO VAI ACONTECENDO AOS POUCOS.

Aguinaldo:SEMPRE QUE ALGUMA SITUAÇÃO DA VIDA NÃO TIVER EXPLICAÇÃO PALPÁVEL, LEIA O LE. LÁ EXISTEM ESPLICAÇÕES PARA NOSSAS DORES.

Aguinaldo:ESPERO TER FEITO AS COLOCAÇÕES DE FORMA CLARA E QUEM QUISER TECER ALGUM COMENTÁRIO OU PERGUNTAR ALGO, CREIO QUE TEMOS ALGUM TEMPO...AGRADEÇO A TODOS PELA ATENÇÃO

SORRISO:Que os Jatos de LUZ continuem caindo sempre em ti!!

Saint-Exupéry: o único comentário à fazer foi o belo encadeamento lógico que voce nos ofereceu no rápido passeio dado pelo LE.

Aguinaldo:QUE BOM , FICO FELIZ POR TER FICADO CLARO. IRMÃOS  O LE É UM LIVRO MARAVILHOSO, NOS EXPLICA O QUE PARA A MAIORIA É INEXPLICÁVEL

Paulo.: A seu ver o LE abrange tudo ou novos informes ser-nos-ão transmitidos pelo Espírito da Verdade? 

Aguinaldo:com certeza amigo,  serão informados, o LE é apenas a base a doutrina espírita é dinâmica

Coord. Estudos: Kardec buscou trazer nos livros da codificação, a base da doutrina......

Aguinaldo:isso mesmo Coordenadora, o LE foi o pontapé inicial diriamos assim  
 
Paulo.: Como o LE foi ediatado a quase 150 anos, já h´esses informes ? E por quem?

(COORD. ESTUDOS): Mas novas colocações nos foram feitas por outras psicografias, até mesmo pelo próprio Kardec, através da Revista Espírita..... 

Aguinaldo:exatamente 

Aguinaldo:o LE TEM AS LEIS ETERNAS, MAS PARA NÓS APENAS O INÍCIO

Alcides-SP:   UMA SUGESTÃO DE LEITURA PARA COMPREENDER O TEMA: A IMPORTÂNCIA DE SE ESTUDAR O LIVRO DOS ESPÍRITOS A SUA "INTRODUÇÃO"...ÍTEM XIII!

Paulo.: E depois do desencarne de Kardec, e, 1869?

(COORD. ESTUDOS): Assim como outras tantas estão sendo feitas através de médiuns de respeito, como foram os diversos livros psicografados por Francisco XAvier....

Aguinaldo: ISSO MESMO

Bernadete*RJ: sua exposição me ajudou e ainda ajudará muito.... obrigada !

 (COORD. ESTUDOS): Companheiro Aguinaldo, muito obrigada pela exposição do tema do Livro dos Espíritos de hoje! 

  Prece de abertura por Fiorell@!
Exposição por Aguinaldo
Coord. Estudos: Fiorell@!


Copyright © 2007
Sob a Ótica Espírita
 Todos os direitos reservados

.

 

Home

Estudos

Textos Complementares

 Links

Paltalk

Quem somos